Aumente sua produtividade com essas 4 dicas incríveis

Publicado por | Comportamento, Produtividade

Aumente sua produtividade com essas 4 dicas incríveis

Aumente sua produtividade com essas 4 dicas incríveis

Em tempos de concorrência acirrada a avaliação de resultados com metas cada vez agressivas, torna-se urgente a necessidade de otimizar tempo. Como já diz a célebre frase – “Tempo é Dinheiro”. E de fato, vivemos momentos onde a tecnologia acelerou a execução de tarefas. Mensagens que demoravam dias para chegar ao destinatário chegam hoje em questão de minutos. Sem dúvida, acabamos trabalhando mais que antigamente.

E para não se perder nesse mar de trabalho, é essencial que você seja produtivo e evite perdas de tempo. Neste texto, sugiro 4 coisas que você pode fazer agora e vão melhorar o seu dia e torná-lo mais produtivo. Confira:

1. Estabeleça metas e como atingir o seu objetivo

Pode parecer lugar comum, mas você só vai conseguir atingir o seu objetivo se souber aonde quer chegar. Faça um paralelo com o seu trajeto diário, de casa para o escritório. Você está em um ponto e quer chegar a outro. Qual a melhor forma para chegar até o outro ponto? De carro, de taxi, a pé, de metrô, de bicicleta, ou utilizando um app de transporte?

Viu como existem diversas opções? Agora é a hora de definir os parâmetros. Algumas modalidades podem ser mais rápidas e caras, outras mais lentas e baratas. Existe um meio termo? Qual será o melhor método? E em dias de chuva? Será que o meio será o de sempre? E se eu fizer uma variação dos meios de acordo com os dias da semana?

De fato, existem muitas variáveis que precisam ser levadas em consideração. Definir esse “meio de transporte” vai ajudar você a cumprir suas metas. Coloque as situações sobre a mesa, escolha a mais adequada, pode ser inclusive a combinação gerada por mais de uma opção, e siga rumo ao seu objetivo final. A escolha do caminho e do meio vai evitar desvios no percurso e manter você focado.

2. Foco é importante. Mas, flexibilidade também

Você é daqueles que chegam ao escritório e já sabe exatamente o que irá fazer naquele dia? Então você já tem meio caminho andado para ser um líder produtivo. Foco e organização caminham de mãos dadas.

Tente resolver pequenas tarefas assim que você chegar e deixe as mais longas para o decorrer do dia. Assim você consegue se concentrar e evitar pausas durante a execução da tarefa maior.

Esse modelo de trabalho é interessante, mas você não precisa ser inflexível a ponto de ignorar outras tarefas menores, como um telefonema ou e-mail que chega.

3. Seja transparente na comunicação

Você lida diariamente com seus colaboradores e precisa que eles executem tarefas ao longo do dia para que a empresa caminhe. É imprescindível que a comunicação com eles seja absolutamente clara e transparente.

Erros na comunicação podem fazer com que os colaboradores não sigam à risca a tarefa e desviem do objetivo. Já pensou no retrabalho, na perda de tempo e no desgaste que você terá com esse funcionário? O acompanhamento e a supervisão deverão ser refeitos. E você, que é o líder, vai precisar de mais tempo para isso.

Para a comunicação com os seus colaboradores funcionar, é importante manter um canal aberto e dialogar o tempo todo. Dessa forma, você pode inclusive detectar falhas no caminho e corrigir o curso das tarefas a tempo.

Estimule o desenvolvimento de competências complementares dentro do time com foco na capacidade analítica e critica, não consuma a atenção e energia com atividades mecânicas passíveis de automação – “substituía músculos por neurônios”.

4. Seja resiliente

A resiliência é uma palavra que eclodiu recentemente no meio corporativo. Trata-se da capacidade de lidar com um problema, ser adaptável as mudanças e superar obstáculos com persistência e criatividade.

Em um mundo onde a velocidade tecnológica desafia os padrões tradicionais a todo instante, a resiliência é importantíssima. Faça reavaliações periódicas do seu modelo, questione novos formatos e alternativas. Converse com seus sócios e outros empresários para ter um termômetro de como andam outras companhias do seu setor.

Pense que você não pode gastar mais energias em um modelo obsoleto que tende a ser descontinuado.

Por isso, é preciso identificar mudanças de rumo e focar no que é realmente importante.

Por Egton Pajaro, sócio-diretor da Kephas.

Last modified: 11/01/2017