fbpx

Concurso Público: pontos positivos e negativos

Publicado por | Carreira, Carreira Pública

Concurso Público

Concurso Público: pontos positivos e negativos

Concurso público é uma ótima forma de ingressar no mercado de trabalho com ótimos salários. Confira os pontos positivos e negativos dos cargos públicos.

Ingressar em um emprego mediante concurso público é a ambição de muitas pessoas, isso se deve ao fato de que o salário oferecido na maioria dos cargos é bastante superior ao funcionalismo privado e, além disso, boa parte das vagas pode ser ocupada apenas com o ensino médio completo.

Porém, existem alguns pontos negativos que devem ser levados em conta ao escolher o rumo de sua carreira. Abaixo esclarecemos alguns pontos importantes para a prévia avaliação, dentre positivos e negativos, que podem auxiliar na sua tomada de decisão se ainda vale ou não a pena fazer concurso público em algum momento da vida.

Pontos Positivos do Concurso Público

Estabilidade

Essa é uma das maiores vantagens de um concurso público. O funcionário aprovado tem garantia de estabilidade no cargo, ou seja, não pode ser demitido a qualquer momento e sem motivos.

Segundo o Artigo 41 da Constituição Federal, após três anos de exercício das atividades do cargo, ele garante a estabilidade, esse é o chamado estágio probatório. Nesse caso, a demissão ocorre apenas em casos extremos de falhas.

Remuneração

Outro fator determinante é a remuneração, a média salarial dos cargos em concursos públicos é bem superior ao funcionalismo privado, principalmente em cargos que não exigem formação superior. Além disso, os horários são estabelecidos e dificilmente há necessidade de cumprir horas extras.

Experiência

Em concursos públicos, na maioria das vezes, não é cobradonenhuma experiência no mercado de trabalho dos candidatos. Ou seja, a avaliação é baseada apenas no resultado obtido na prova de conhecimentos.

Benefícios

Outra vantagem é que além de um bom salário, diversos benefícios são oferecidos. Podemos citar o: vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, além de muitos outros.

Pontos Negativos do Concurso Público

Tempo de Preparação

Ingressar em um cargo pelo concurso público não é uma tarefa muito fácil. É preciso muita dedicação, anos de estudos, paciência e boa vontade. Por ser aberto a praticamente todas as pessoas, sem restrições, é comum que os concursos sejam muito concorridos e a dificuldade é grande.

Por isso, o tempo utilizado para a preparação adequada é grande e nem sempre é possível conciliar com uma faculdade, por exemplo. É preciso dedicação total aos estudos e essa é uma tarefa muito difícil. No último ano, mais de 12 milhões de pessoas participaram de concursos pelo Brasil.

Estagnação

Outra desvantagem é a questão da estagnação na carreira. Dependendo do cargo ingressado é difícil conseguir subir na carreira e alcançar um lugar de mais respeito dentro da organização. O importante é saber lidar com essa situação e conseguir planejar da melhor forma o futuro.

Como funciona o processo de seleção para os cargos?

Os concursos públicos são processos de seleção realizados para preencherem as vagas em cargos públicos. A prova tem caráter de seleção impessoal, baseado única e exclusivamente no resultado obtido nas provas e em outras avaliações previstas em edital.

A seleção visa proporcionar a qualquer pessoa uma carreira segura, estável, com bons rendimentos e benefícios. Os cargos oferecidos variam e podem exigir algum grau de formação.

Concursos mais concorridos

Concurso Senado Federal: Na última edição do concurso para o Senado, foram registradas 157.939 inscrições para 246 vagas disponíveis, que representa 642,02 candidatos concorrendo uma vaga.

Concurso Receita Federal: No último concurso realizado pela Receita Federal, foram registrados mais de 158 mil inscritos para 1.150 vagas dentre os cargos de Auditor Fiscal e Analista Tributário.

Concurso Tribunal de Contas da União (TCU): Na última edição registrou-se 28.769 inscritos para 29 vagas de nível médio e quase 11 mil inscritos para as 70 vagas de nível superior.

Concurso Ministério Público da União: No último concurso realizado em 2010, mais de 750 mil inscritos concorreram a 590 vagas para os níveis médio e superior.

Concurso Polícia Federal: No último concurso realizado, foram confirmadas quase 120 mil inscrições para preenchimento de 600 vagas.

Concursos menos concorridos

Concurso BNDES: Esse concurso pode ser considerado de baixa concorrência, pois a seleção é para cadastro de reserva e exigem formação bastante específica para cada cargo.

Concurso Ancine / Aneel / Anatel: Os concursos de agências reguladoras costumam ser pouco concorridos, pois exigem formação em curso superior e também conhecimentos do poder executivo, como diversas leis específicas, o que afasta muitos participantes.

Concurso Secretaria de Planejamento do Estado do Rio: Nesse caso, a baixa concorrência se deve ao fato de serem oferecidas poucas vagas, o que leva a um desânimo no momento da inscrição temendo ser excessivamente concorrido.

Concurso Agência Nacional de Águas: A concorrência também é pequena, pois o cargo oferecido é de consultor, exigindo conhecimentos avançados em determinados tópicos.

Concurso Finep: é um concurso pouco concorrido devido às inúmeras exigências do edital.

Fonte: Guia da Carreira

Last modified: 10/18/2017