fbpx

O que aprendi com Marcus Lemonis, “O Sócio”

Publicado por | Gestão

Para quem ainda não conhece, Marcus Lemonis é empresário, inventor, filantropo e personalidade de televisão americana uma fortuna avaliada em mais de 2 bilhões de dólares. Ele é atualmente o presidente e CEO da Camping World e da Good Sam Enterprises, e a estrela da série O Sócio (The Profit), que é transmitida em vários países, inclusive no Brasil, pelo canal History, sobre como salvar pequenas empresas ou de médio porte, geralmente com grande potencial de negócios, mas que se encontram com algum problema.

O programa O Sócio está em sua terceira temporada, e a trama se desenrola onde o ele, Marcus Lemonis, coloca seu próprio dinheiro em jogo para salvar o negócio e tornar-se o sócio da empresa.

Metodologia 3Ps

Em todos os episódios Marcus Lemonis traz a sua metodologia 3Ps (Pessoas, Processos e Produto).

Pessoas

O primeiro P de Marcus Lemonis vai para pessoas, o elemento mais importante para o sucesso ou o fracasso de um negócio. Ele considera que para dar certo, a empresa precisa não só ter profissionais competentes, mas também garantir que eles estejam no lugar correto.

Quando fala sobre pessoas, Lemonis também engloba as falhas morais e técnicas cometidas por gestores. Muitas vezes acomodados como donos do negócio, eles usualmente são os maiores responsáveis pela falência da companhia.

Processos

Ao falar sobre processos, Lemonis considera a importância deles serem claros, consistentes e eficientes. Para analisar esse segundo P, ele verifica se todas as possibilidade de reduzir custos e aumentar lucros foram exploradas e se existem processos para todas as rotinas e os projetos da empresa.

Em muitas empresas em que o Lemonis entrou como sócio, processos fracos ou quase ausentes eram a causa do fracasso.

Produto

O P final de Marcus Lemonis vai para produto. Se o produto da empresa não for bom, nada que for feito será capaz de salvá-la. Por isso, ele avalia bem as características mercadológicas e diferenciais dos produtos de todas as empresas que analisa.

Uma das questões fundamentais é se essa solução atende uma necessidade dos clientes: não raramente o conceito do produto parte apenas de uma intuição que, quando confrontada com dados do mundo real, não se sustenta.

Para maiores informações sobre Marcus Lemonis, acesse o seu site oficial. Para verificar os horários do programa, acesse o site da History no Brasil.

Last modified: 11/27/2018