Scrum na Prática: como dar os primeiros passos na implementação

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Nesta série de artigos vou abordar um tema no qual tenho me envolvido fortemente nos últimos anos, tanto com os meus times de projetos quanto em artigos acadêmicos. Trata-se da “gestão ágil” aplicado na tecnologia da informação, mais precisamente no desenvolvimento de software.

Neste primeiro artigo trarei o básico desse maravilhoso framework de gestão de projetos, o Scrum. Após a leitura, que será divida em 3 partes, você poderá dar os primeiros passos com o seu time de produção (ou até mesmo em um projeto solo e/ou uma startup que esteja idealizando).

O Scrum é simples, mas requer alguns cuidados que são imprescindíveis para o sucesso do projeto. Começando com envolvidos (também chamados de papéis) no processo.

Apenas três papéis são definidos pelo Scrum: o Product Owner, o Scrum Master e o Time. As pessoas que desempenham esses papéis são igualmente responsáveis e responsabilizadas pelos resultados do projeto, o que levará a um nível de comprometimento acima da média. Falarei um pouco mais sobre cada um dos papéis.scrum-team

Product Onwer (Dono do Produto)

O Product Onwer é a pessoa responsável pela idealização (que poderá também ser um produto ou projeto do próprio cliente) e tem a visão clara do que espera do produto. O Product Onwer leva em consideração os riscos, os benefícios e o retorno sobre o investimento para os clientes do projeto.

O Product Owner mantém contato frequente com os clientes e demais partes interessadas (stakeholders) ao longo de todo o projeto, para fazer o levantamento dos objetivos ou necessidades de negócios mais prioritárias em cada momento. Ele também decide quais dessas necessidades farão parte do produto e as insere como itens em uma lista, chamada de Product Backlog (falaremos mais adiante).

Importante ressaltar que o Product Owner não é um intermediário para os clientes do projeto, mas sim aquele que de fato define o produto a ser desenvolvido, com o propósito de atender as necessidades desses clientes. Por esse motivo ele tem poder de tomar decisões que considera as mais adequadas em cada momento no projeto.

Scrum Master (Líder)

O Scrum Master tem como desafio orientar e motivar constantemente o time e é também o responsável por “blindar” o time de qualquer obstáculo e interrupções que venha a deixar o processo mais lento. Ele é um facilitador e deve estar presente sempre que o Time necessitar dele, para observar, identificar, criar visibilidade e ajudar a resolver problemas.

São características do Scrum Master:

  • Possui competências comportamentais e pessoais como comunicação, facilitação e política. Ele é proativo para realizar as mudanças necessárias, remover impedimentos e “blindar” o trabalho do Time;
  • Satisfatoriamente neutro, visando aumentar a responsabilidade e capacidade do Time, encorajando-as resolver seus próprios problemas e chegar a suas próprias soluções.

Time (Equipe)

Um Time Scrum deverá ter uma característica multidisciplinar (caso não tiver, treine-os para isso!). O time precisa ter todas as habilidades necessárias para transformar a “visão do produto” em realidade. A partir das prioridades definidas pelo Product Owner, o Time gera, em cada ciclo de entrega um incremento do projeto pronto.

O interessante é que é o Time que determina tecnicamente como o produto será desenvolvido, planeja esse trabalho e acompanha o progresso. Normalmente, tem propriedade e autoridade sobre suas decisões e, ao mesmo tempo, é responsável e responsabilizado por seus resultados.

Também são características do Time:

  • Multidisciplinar, possuindo todas as habilidades e conhecimentos necessários para entregar os incrementos necessários do projeto;
  • Planeja e executa o seu trabalho com autonomia, propriedade e responsabilidade;
  • Suficientemente pequeno, de forma que seus membros se comuniquem de forma efetiva;
  • Motivado, uma vez que possua o ambiente, apoio e a confiança necessária para realizar o seu trabalho;
  • Orientado a excelência técnica, buscando sempre aprender e realizar seu trabalho com qualidade, consciência e responsabilidade;
  • Focado nas metas estabelecidas junto ao Product Owner.

Product Backlog

Para iniciar o Scrum você irá precisar do Product Backlog. Apesar do nome formoso, é uma lista extremamente simples detalhando tudo o que precisa ser feito ou construído para novamente, transformar a “visão do produto” em realidade.

→ Faça o download de um exemplo de Product Backlog

O Product Backlog contém as necessidades ou objetivos de negócios dos clientes do projeto e demais partes interessadas e pode também conter melhorias a serem realizadas no produto, correções de problemas, questões técnicas, etc. Assim, tudo o que pode vir a ser desenvolvido para se alcançar a visão do Produto é adicionado como um item do Product Backlog.

Product Backlog SCRUM

O responsável por essa lista é o Product Onwer. Apesar de toda a equipe contribuir com os requisitos fundamentais para o projeto, é o Product Onwer que prioriza o que deverá ser feito primeiro. O interessante é que essa lista é constantemente atualizada e priorizada, pois ela evoluem durante o processo.

É importante que haja apenas um Product Backlog para cada time, caso contrário problemas com priorização e urgências virá à tona já nas primeiras fases.

No próximo artigo falarei sobre o planejamento no Scrum e apresentar o plano de ação (Sprint Backlog).

Os itens do Product Backlog são ordenados de acordo com o nível de importância de seu desenvolvimento. Esse ordenamento tem o propósito final de satisfazer os clientes do projeto e garantir e maximizar o retorno sobre o investimento (ROI) realizado por eles no projeto.

Consta no Product Backlog:

  • ID
    • Código ou referência do item e/ou requisito. É uma identificação única, pois serve para manter o controle durante o processo.
  • Item
    • Nome do item/requisito/correção, etc. Pode estar escrito como requisito funcional ou não funcional, mas deve estar claro qual é a demanda.
  • Importância
    • Campo numérico indicando a importância desse item para o projeto. Quanto maior o ponto, maior sua prioridade.
  • Estimativa
    • Campo no qual lista as estimativas iniciais sobre o esforço que é necessário para concluir o item (falaremos mais sobre estimativas em um próximo artigo).

Deixarei também um template de um Product Backlog em Excel com alguns exemplos, para você começar a organizar suas demandas hoje mesmo.

→ Faça o download de um exemplo de Product Backlog

Se tiver alguma dúvida fique a vontade para enviar nos comentários abaixo.

Até o próximo artigo!

Last modified: 11/27/2018