Como planejar uma carreira de sucesso?

Como planejar uma carreira de sucesso

É preciso descobrir suas habilidades e competências, bem como suas qualificações pessoais e profissionais.

Um dos maiores erros de um profissional é não planejar a sua carreira. Ir se deixando levar pelas situações é o primeiro passo para a construção de uma carreira sem grandes perspectivas. É óbvio que somos obrigados a fazer escolhas muito importantes quando ainda somos muitos jovens, como é o caso da universidade. No entanto, para não se tornar um profissional frustrado no futuro, é preciso que todas as decisões sejam tomadas com muita convicção e clareza.

É por esse motivo que muitos jovens recorrem à ajuda de profissionais especializados em busca de orientação vocacional. O autoconhecimento é fundamental nessa fase. É preciso descobrir suas habilidades e competências, bem como suas qualificações pessoais e profissionais. É preciso se conhecer para dar um sentido à vida profissional, buscando um propósito capaz de satisfazer suas necessidades, expectativas materiais e realizações.

Muitos jovens acabam sendo influenciados pela família. São induzidos a seguir a mesma carreira dos pais ou avós. Nem sempre isso significa satisfação. Na ânsia por atender às expectativas dos outros, muitos acabam se frustrando e perdendo um tempo precioso na construção de uma carreira que verdadeiramente faça sentido. Por isso, é sempre importante buscar experimentar a futura profissão. Conversar com quem já atua na área, entender a rotina. É preciso se imaginar exercendo aquela atividade.

Passada essa desafiadora etapa inicial, o profissional precisa continuar se planejando. Uma vez escolhido o curso, é preciso buscar oportunidades de estágio e trainee que estejam alinhadas às suas expectativas de carreira.

O profissional precisa fazer exercícios que vislumbrem onde ele estará dentro de cinco anos, dez, quinze, vinte anos. Traçar uma rota é fundamental para não deixar as escolhas à deriva, à mercê do acaso. Cada pessoa precisa ser o protagonista da sua própria carreira.

Alguns dos elementos mais fundamentais nessa trajetória são o foco e a determinação. O profissional precisa entender que é caminhando que se faz o caminho. Cada passo é muito importante nessa jornada. Por isso, eles precisam ser pensados, calculados, para que as decisões sempre corroborem para o objetivo principal.

Como dizem, para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve. Um profissional de sucesso sempre sabe onde quer ir e, principalmente, o que vai precisar fazer para chegar lá.

Logicamente, é preciso manter a mente aberta para possíveis mudanças de rota. Ao longo do tempo, muitas coisas vão mudando, e é preciso estar atento a isso. Muitas vezes, a pessoa busca uma carreira por um determinado motivo.

Depois, conhece outras possibilidades dentro daquela mesma profissão que lhe agradam mais. E não há nada de mal em mudar. Pelo contrário. Somos seres em constante evolução e, mudar de ideia, muitas vezes, significa amadurecimento. No entanto, é importante que as decisões sejam sempre muito bem pensadas.

É necessário ainda que os profissionais consigam um bom equilíbrio entre satisfação e recursos financeiros. De nada adianta um ótimo salário para um profissional infeliz. O mesmo acontece para uma carreira de muita realização e escassa em retorno financeiro. O equilíbrio é fundamental.

Por fim, o único grande erro em uma trajetória profissional é o de não planejar. Deixar suas escolhas para o acaso é o pior comportamento que um profissional pode ter.

Carreira pressupõe protagonismo e, quando o profissional não se achar preparado para assumir isso sozinho, deve contar com a ajuda de um coach. Amigos e familiares podem opinar, porém o auxílio de um profissional sempre será bem vindo para auxiliar na tomada de decisões.

10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional

Todos querem trabalhar numa excelente corporação. Todos querem estar nas “Melhores Empresas Para Se Trabalhar”. O que nem todos captam é que quem faz esta ou aquela empresa ser uma organização bem quista por todos são as pessoas. São os funcionários, os capitais humanos, que fazem com que uma empresa cresça e se multiplique em seu nicho mercadológico. Logo, o que faz uma empresa ser melhor para se trabalhar é a própria pessoa que nela atua.

Várias pessoas têm conversado comigo, seja após minhas palestras, seja quando me contratam para ministrá-las, e me perguntam quais habilidades esses profissionais devem ter para fazer de qualquer organização uma empresa melhor. Como estou sempre observando o ambiente onde me encontro para identificar tendências e analisar como é o comportamento das pessoas, pude perceber quais são as necessidades das organizações e quais são os profissionais que estão um passo a frente dos demais.

Procurei sintetizar o que observei para poder compartilhar com você um pouco dessas habilidades que, creio, são imprescindíveis. Noto que essas habilidades fazem parte das pessoas que possuem um perfil empreendedor. Nas minhas palestras, costumo dizer que, se eu fizesse parte dos Recursos Humanos de uma empresa, somente contrataria aquela pessoa que tivesse brilho nos olhos, uma “cara de orgasmo”, ou seja, que fosse cheia de vitalidade, de energia, que não visse a hora de “arregaçar” as mangas e começar a fazer aquilo que ela tem de melhor, porque tem consciência do que pode agregar e o que pode fazer de diferente em seu ambiente profissional.

Além desse brilho único no olhar e da consciência da relevância que ela tem no que faz, eu destaco ainda outras habilidades:

Flexibilidade

É a atitude para lidar com os imprevistos e contornar os momentos de crise. Para isso, tem que se “treinar” a improvisação. Mas como? Há alguns pontos que ajudam esse treinamento: reduzir o tempo que se emprega planejando uma tarefa; sempre que puder, troque um trabalho que exige minuciosidade e morosidade por ações; trabalhe com equipes que contenham uma diversidade de pessoas, que vai te ajudar a aceitar que não existem verdades absolutas; crie o costume de pedir a opinião para toda sua equipe e observe os vários pontos-de-vista para resolver um determinado problema; marque num papel os motivos que o levaram a determinar certa decisão e se você os mantém ou não quando a situação muda de rumo.

Autoconfiança e autoconhecimento

Essas habilidades são importantes para você assumir riscos e ter segurança, são ótimas para o espírito empresarial, visando ser um líder e empreendedor. Para isso, saia da sua zona de conforto e comece a ter uma visão mais ampla de até onde você pode chegar; marque num papel seus objetivos, circule os que já alcançou e sempre determine novos; fuja das pessoas muito protetoras e de superiores que não delegam tarefas, limitando sua capacidade; para melhorar seu autoconhecimento, tente enxergar como as pessoas ao seu redor o vêem ou procure um especialista no assunto, como um terapeuta, para melhorar suas capacidades pessoais.

Iniciativa

Serve para tornar as ideias boas em prática. É agir com velocidade e inovação. Para potencializar essa habilidade: ofereça ajuda para resolver situações difíceis e imprevisíveis; se tem tendência a evitar os riscos, passe a considerar os erros cometidos no passado como novas oportunidades para aprender; desenvolva atividades que estão coligadas à iniciativa como delegar tarefas, análise de custo-benefício; clarifique suas prioridades para colocá-las em prática.

Competitividade

Ter metas claras, não contentar-se em chegar ao objetivo comum. Preocupar-se em realizar um excelente trabalho, ir além dos objetivos determinados por seus superiores, ter tendência a inovar e desfrutar coisas que antes não conseguia. Todos esses fatores referem-se a uma competitividade sadia, um passo para o sucesso. Esta habilidade está intimamente ligada às suas emoções e motivações pessoais. Questionar sobre seus objetivos e metas, sobre aquilo que realmente gosta de fazer e evitar rotinas de trabalho, sempre inovando, é um modo de potencializar essa habilidade.

Visão no cliente

Descobrir os desejos ocultos do outro, investir tempo sobre as necessidades das outras pessoas e clientes, enfim, detectar aquilo que satisfaz o cliente. Para potencializar essa habilidade: controle suas emoções e tenha flexibilidade para relacionar-se com os diversos tipos de pessoas; quando tem que lidar com clientes que não são muito claros naquilo que desejam, aprenda a questioná-los, para detectar sua real necessidade e desejos; tente manter-se sempre disponível para o cliente; seja simpático; desenvolva um histórico de pedidos de todos os seus clientes, para que, quando eles entrem em contato, você possa otimizar a comunicação.

Compreensão interpessoal e empatia

Ter sensibilidade para lidar com todos, satisfazer os demais e tornar-se o líder do grupo graças à sua empatia. Esta é a habilidade-chave, principalmente para aqueles que lidam diretamente com o atendimento ao cliente e profissionais na área de prestação de serviços, pois cabe a esses profissionais identificar com empatia aquilo que seus clientes realmente necessitam. Na verdade, a empatia se desenvolve com a prática, primeiro conscientemente (tomando notas do que o outro diz, escutando dúvidas e necessidades) e depois convertendo isso num hábito diário.

Capacidade de liderança

É a capacidade natural dos outros seguirem a você. Se você tem facilidade em motivar seus colegas de trabalho e eles sempre pedem a sua opinião para tomar decisões importantes, você já tem essa capacidade dentro de si. Fazer com que os superiores também te sigam é uma boa proposta. Para pontecializar ainda mais essa capacidade, dedique uma parte do seu tempo para escutar os demais integrantes da equipe, conhecer os problemas pelos quais estão passando e deixar claro que eles podem confiar em você para alcançarem suas metas; tente ganhar o respeito dos demais por meio de suas atitudes, trabalhando com coerência e dando sempre o bom exemplo.

Persuasão

Influenciar e persuadir os demais para alcançar os objetivos propostos é uma habilidade muito poderosa. Alguns têm um inexplicável magnetismo com os outros membros da equipe para que eles deem o melhor de si. Mas, para conseguir ganhar mais capacidade de persuasão, há algumas dicas: melhore sua capacidade de comunicação e a maneira de por no papel o planejamento das metas; seja coerente em tudo o que diz ou faz, pois é a segurança de sua credibilidade e, assim, poderá fazer com que os outros te sigam. Apenas não confunda essa poderosa habilidade de persuadir com a de manipular as pessoas, pois nesse caso essa capacidade deixa de trazer benefícios profissionais para você.

Trabalho em Equipe

Se sentir bem em estar colaborando com todas as pessoas, em que elas também lhe digam o que deve fazer; escutar e respeitar as opiniões alheias diversas das suas; preferir trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum a trabalhar sozinho para almejar por metas individuais. Essas são atitudes daqueles que possuem essa brilhante capacidade de trabalhar em equipe. Aprender a aceitar críticas; aprender a delegar tarefas; pedir opiniões para os demais e eliminar as barreiras formais em situações rotineiras são formas de você potencializar mais essa habilidade.

Visão do negócio

Para aqueles que se preocupam em estar sempre atualizados; têm a própria opinião sobre em qual lugar está sua organização e para onde ela irá caminhar e é capaz de prever as consequências das suas decisões antes que elas virem um problema. Essas são as características de quem já possui essa habilidade, de aguçar seu faro para um todo. Para pontecializar ou começar a treiná-la: desenvolva seu lado e sua curiosidade intelectual, acostumando-se a ler livros, revistas e jornais periódicos; dedique uma parte do seu tempo para planejar, analisar e estabelecer prioridades na sua área de atuação; para prever possíveis consequências no futuro, passe a analisar a realidade do mercado em longo prazo, contrastando dados do passado com dados do presente.

Last modified: 01/28/2020