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Inbound Marketing e sua importância na estratégia de marketing

Publicado por | Gestão

Uma das premissas do Inbound Marketing é fazer com que o seu site atenda a expectativa do visitante, isto é, apresentar a informação de forma precisa aos que buscam pela mesma.

O Inbound Marketing de certa forma muda o paradigma do marketing tradicional, pois ao invés de “impor” a informação, faz com que essa informação se torna à disposição quando seu visitante (e porque não o potencial cliente) a solicita.

Ao fazer uma busca no Google, seu site poderá usufruir de muitas visitas caso ocupe as primeiras posições da pesquisa (através de um planejamento SEO), mas isso não é o suficiente. Se o seu site não responder imediatamente a necessidade do usuário, muito provavelmente ele sairá e não voltará tão cedo (lembre-se que se tratando de internet, a concorrência é agressiva).

Por isso, o Inbound Marketing utilizado de forma apropriada, se torna sem dúvida uma estratégia de marketing poderosa. Por outro lado, se mal planejada, pode tornar à ação imperceptível aos olhos do potencial cliente.

Vejamos abaixo algumas ações errôneas encontradas no Inbound Marketing:

    • Inbound Marketing não é publicidade. Quando o usuário busca uma informação em seu site, ele não quer ver (salvo as exceções) banners e propagandas literalmente pulando na tela. Ao invés disso, tente responder ao que ele precisa com informações úteis e claro, fazendo sugestões ao seu produto e/ou serviço. Uma coisa está vinculada a outra. Por exemplo: se o seu site responde a uma pesquisa “botas de couro”, ao invés de apresentar o produto (no caso, a bota) e o preço, seu site poderá apresentar informações tal como “botas de couro para determinadas ocasiões”. Dessa forma seu site sugere informações relevantes a quem procura.

 

  • Inbound Marketing não é instantâneo.Criar conteúdo especifico para um site não é algo que se cria da noite para o dia. É necessário um planejamento de mercado, de público alvo e concorrência. Um dos erros mais comuns no Inbound Marketing é apresentar ao potencial cliente uma gama imensa de informação, de todo o tipo. A internet é dinâmica tal qual você poderá desperdiçar uma oportunidade em segundos. Pegando nosso exemplo da “bota de couro” não apresente de forma imediata ao usuário todos os tipos de botas de couro do mundo e todos os seus benefícios. Faça com que o seu usuário se sinta confortável com as informações, ao ponto de navegar conforme seu interesse.

Conforme dito, o Inbound Marketing é algo extremamente poderoso e mais, é fundamental para uma boa estratégia de marketing digital. Portanto, cuide bem do seu planejamento e colha bons retornos.

Confira aqui um artigo muito interessante sobre os benefícios do Inbound Marketing.

Até o próximo post!

Last modified: 11/27/2018