fbpx

O problema está nos processos!

Publicado por | Gestão

Os principais problemas de uma empresa não acontecem em uma área específica e sim, nos Processos que transitam por várias áreas.

O gráfico abaixo mostra um exemplo de uma estrutura de áreas e como alguns processos transitam por elas.

O problema está nos processos

Há alguns anos atrás, quando trabalhava em uma grande fabricante de autopeças, aconteceu um caso interessante e tosco.

Estava andando por uma das fábricas, vistoriando a operação e conversando com os funcionários, como sempre fazia.

Um rapaz chegou perto e reclamou sobre a falta de papel higiênico nos banheiros da fábrica.

Fui falar com o (ir) responsável pela fábrica e ele disse que solicitou ao Almoxarifado, mas que ainda não tinha recebido.

Fui falar com o (ir) responsável do Almoxarifado e ele disse que fez a solicitação de compra, mas que ainda não tinha recebido.

Fui falar com o (ir) responsável por Compras e ele disse que fez o pedido ao Fornecedor, mas que ainda não tinha recebido.

Fui falar com o Fornecedor e ele disse que não entregou porque a empresa não pagou a última compra realizada.

Fui falar com o (ir) responsável pelo Financeiro e ele disse que ainda não havia pago o Fornecedor, pois muitos Clientes atrasaram o pagamento e o caixa estava baixo.

Conclusão Errada: a culpa pela falta de papel higiênico era do Cliente, pois não pagou em dia.

Conclusão Certa: O Cliente “mandou” demitir todos os (ir) responsáveis.

É muito comum nas empresas as pessoas não tomarem a iniciativa e resolverem um problema. É mais fácil jogar a culpa em outra pessoa ou área.

Os Talentos fazem acontecer. Chegou um problema, ele resolve imediatamente, sem passar o pepino para os outros.

No caso acima, o Talento, à partir da primeira reclamação, teria pegado o carro, ido até o supermercado, comprado muito papel higiênico, pagado com cartão de crédito e pedido reembolso para a empresa.

Sobre ao Autor:

Mauro Bernacchio é administrador de empresas com mestrado pela FGV-SP, com 38 anos de experiência profissional, sendo os últimos 20 anos como presidente e diretor de grandes empresas. Atuou no Lloyds Bank, Promon, Braskem, Plascar, Pró-Saúde e Intermédica. Publicou um livro digital com o título “Como Crescer Profissionalmente”, disponível no site da Amazon, procurando por “bernacchio”. Para ler alguns capítulos, consultar o blog maurobernacchio2.blogspot.com.br.

Last modified: 11/27/2018