O profissional de marketing deve agir como um guia e liderar os outros departamentos e profissionais no desenvolvimento, produção, execução e suprimento de produtos ou serviços para seus clientes. A comunicação é fundamental.
O pessoal do marketing tem uma melhor compreensão do mercado e das necessidades do cliente, mas não deve agir independentemente do desenvolvimento do produto ou do serviço ao cliente. O marketing deve estar envolvido sempre que se discute o desenvolvimento de um novo produto ou uma função relacionada ao cliente.
Não se atenha à ideia de que o marketing deve fazer estes planos e recomendações sozinhas. É muito importante que o profissional de marketing considere os comentários de muitas pessoas dentro da empresa. Não apenas os comentários e sugestões ajudam o restante da empresa a entender e apoiar os esforços de marketing, como também fornecem algumas análises inestimáveis sobre o que o cliente quer e sobre novas ideias que podem ter escapado ao restante da empresa. Deixe que todos se envolvam e você terá um esforço mais coeso.
Os objetivos e as diretrizes estabelecidos pelo marketing devem, pelo projeto, estar em linha com a visão e a missão da empresa. A gestão deve se envolver e estimular a colaboração de todos os departamentos na implementação do plano integrando uma mensagem consistente em todos os canais de comunicação. Se este não for o caso, os esforços para colocar os produtos da empresa no mercado falharão. É simples assim!
Trabalhe entre todos os colaboradores a ideia de que marketing é um esforço de equipe. Os indivíduos podem ter seus próprios objetivos e prioridades, mas se não considerarem os objetivos e a necessidade maior da empresa, podem atrapalhar os esforços e destruir os seus planos de marketing.
O departamento de marketing estuda o mercado e os clientes, determina o melhor modo para atingir estes clientes e trabalha com o restante da empresa para ajudar a determinar as necessidades de mercado do novo produto. Além disso, ele representa a empresa com uma voz consistente.
Plano de Marketing
A seguir, vamos começar a rever as etapas para montar seu plano de marketing. Este é um processo de 4 etapas:
- pesquisar e analisar o seu negócio e o mercado;
- planejar e escrever o plano;
- implementar o plano;
- avaliar os resultados.
Para maiores informações sobre o modelo do plano de marketing, recomendo acessar: http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/planos-de-marketing9.htm
Last modified: 11/27/2018